sexta-feira, 13 de abril de 2012

Adolescentes mapeiam agressões sofridas pelos manguezais do Rio Jaguaribe


Após 8 meses de trabalho, a Associação Filhos do Mangue de Aracati está concluindo o projeto "Jovens Ambientais" que reuniu 30 adolescentes estudantes de escolas públicas municipais e estaduais de Aracati para um processo de formação ambiental, com base na realidade de onze comunidades ribeirinhas localizadas entre Aracati e Fortim. A partir do conhecimento que adquiriram sobre meio ambiente e legislação ambiental, os adolescentes puderam realizar um levantamento da fauna e flora nos manguezais da região e um estudo sobre os impactos sociais e ambientais da carcinicultura e do lixo nas comunidades que margeiam o Rio Jaguaribe, localizadas em área de mangue.
Segundo José Edvan Moreira, vice-presidente da Associação, o foco da pesquisa feita pelos adolescentes foram os impactos sentidos após a instalação de empresas de carcinicultura nas comunidades. Além disso, eles buscaram avaliar os impactos sentidos pelas comunidades com relação ao aumento da temperatura, a crescente urbanização na faixa do rio e ao acúmulo de lixo nas suas margens. Os dados levantados foram comparados com dados de pesquisas realizadas pelas universidades federais do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco sobre a região, de acordo com Edvan Moreira.

A partir do cruzamento dos dados das pesquisas, ele ressalta que houve um aumento da área de manguezal infértil nos últimos dez anos, devido ao crescimento desenfreado da carcinicultura. "As árvores não crescem mais como antes e há uma diminuição visível de animais como caranguejos e aratus, além do desaparecimento de algumas espécies", diz. Entre as espécies que desapareceram estão os guaxinins e raposas vermelhas, nas comunidades Cumbe e Canaviera; o tesoureiro (espécie de caranguejo) que hoje só resiste em Fortim e Icapuí. As garças também estão ameaçadas, segundo a pesquisa, pois antes 20 mil garças chegavam à idade adulta e hoje apenas 7 mil conseguem chegar a esta fase, além do fato de que dos três "ninhais" que existiam em Aracati e Fortim resta apenas um atualmente.

Participaram da formação adolescentes com idades entre 12 e 17 anos, das comunidades Sítio São José, Cumbe, Canavieira, Pedregal, Pedra Redonda, Volta, Porto do Céu, Jardim, Cajazeiras, Cabreiro e Serrote do Cabreiro. Na avaliação de Edvan, a participação dos adolescentes no projeto foi surpreendente, pois apesar da pouca idade eles se envolveram e perceberam a importância de se tornarem multiplicadores do que aprenderam sobre suas comunidades. No geral, eles se dizem indignados com a inércia dos governos quanto as constantes agressões ambientais que acontecem na região, muitas vezes em área de preservação permanente.

Com a conclusão do projeto, os/as adolescentes também podem realizar trilhas ecológicas mapeadas no mangue, aproximando outros adolescentes e jovens de um ambiente que apesar de bem próximo deles é pouco conhecido. Em suas comunidades e escolas, eles ainda dão palestras sobre o que aprenderam. A perspectiva futura é que eles participem de novos cursos de aprofundamento, com apoio de parceiros da ONG Filhos do Mangue, como o Instituto Terramar e a Rede de Educação Ambiental do Litoral Cearense (Realce). Segundo Edvan Moreira, a idéia é inserir as comunidades na Rede de Turismo Comunitário do Ceará

A Associação Filhos do Mangue de Aracati é uma instituição ambiental e destaca entre os seus objetivos: a divulgação dos bens naturais e sua importância para a manutenção da vida; a promoção de eventos culturais a fim de divulgar informações sobre o impacto das ações do homem no lugar onde vive e seus desdobramentos sobre o equilíbrio dos ecossistemas. Para o projeto "Jovens Ambientais" a entidade contou com recursos oriundos do Fundo de Apoio a Grupos Jovens do Conjunto Integrado de Projetos (CIP), coordenado pelas organizações não-governamentais Aratu (Icapuí), Atenda (Aracati) e Agir (Fortim), com apoio da Fundação Kellogg.

Mais informações:
José Edvam Oliveira Moreira, Associação Filhos do Mangue de Aracati - (88) 8804.1348 - Rua São Serafim Nº 1359 / Várzea da Matriz, Aracati, Ceará www.filhosdomanguedearacati.blogspot.com
Fonte: Clipping Catavento. Edição nº 02 Ano 06 - Fortaleza-CE, terça-feira, 20 de janeiro de 2009.

0 comentários: