sexta-feira, 13 de abril de 2012

Filhos do Mangue: filhos do mundo

Filhos do Mangue de Aracati é o nome de uma instituição idealizada por jovens aracatienses. A ONG enseja dentre outros objetivos: a divulgação dos bens naturais e sua importância para a manutenção da vida; a promoção de eventos culturais com o objetivo de divulgar informações sobre o impacto das ações do homem no lugar
onde vive e seus desdobramentos sobre o equilíbrio dos ecossistemas. Ocivan Carnaúba ou simplesmente Carnaúba, presidente da instituição Filhos do Mangue de Aracati, vem nos falar um pouco do trabalho desenvolvido pela ONG em Aracati desde março de 2006, data de sua criaç
ão.

Qual a sua reflexão enquanto ativista e educador ambiental sobre os impactos ambientais em nossa cidade?
Ocivan- O planeta há muitos anos vem sofrendo por causa da má relação do homem com a natureza e, como os problemas ambientais estão presentes em toda parte, não seria diferente em nosso município. Vários impactos existentes em nossa cidade
são visíveis e muito ainda pode vir a acontecer exatamente por conta dessa má utilização dos recursos e a ocupação indevida dos espaços de grande relevância ambiental. Frente a tudo isso, faz-se necessário inserir a EDUCAÇÃO AMBIENTAL, no dia-a-dia da sociedade a fim de que não comprometamos ainda mais o futuro de nosso planeta.

Quando nasceu a idéia de fundar o movimento Filhos do Mangue?
Ocivan- Acreditamos que muitas idéias nascem, diante das necessidades... e, assim foi a criação do grupo. Quando percebemos o quanto era importante realizarmos uma ação prática e permanente a fim de que
pudéssemos contribuir com o processo de conscientização da sociedade sobre a importância de se preservar as riquezas naturais de nosso município e conseqüentemente do planeta.
O grupo surgiu em março de 2006, formado por vários jovens e pessoas interessadas na preservação dos nossos recursos naturais.

Porque o mangue?
Ocivan- O ma
nguezal foi a nossa grande inspiração porque lá é o berçário da vida e nos identificamos como filhos da Natureza.
O que Os Filhos do Mangue têm feito para conscientizar a população da importância de se preservar a natureza?
Ocivan- Ações práticas como os projetos que já vimos realizando há algum tempo a exemplo do Projeto Rio Limpo que consiste na limpeza das margens do rio Jaguaribe. Procuramos também
divulgar, através de palestras e visitas guiadas ao rio, a importância da preservação para a qualidade de vida da população.

Como o projeto recruta voluntários para as ações que empreende? Há algum requisito? Como se dá esse processo de participação e engajamento?
Ocivan- Inicialmente este é um trabalho baseado no voluntariado. Todos os voluntários aderem ao projeto a partir do reconhecimento de nossas ações. Filhos do Mangue são todos aqueles que exercem no seu cotidiano, práticas conscientes em defesa e preservação da natureza. Somos um grupo aberto e, portanto convocamos a todos a participarem deste processo de conscientização.


Fale sobre a ação dos Filhos do Mangue no Rio Jaguaribe, em Aracati.
Ocivan- Toda ação nos leva a uma nova tomada de consciência. Acreditando nesse princípio é que implantamos os projetos Rio Limpo (limpeza das margens do rio); Conhecendo a Natureza (palestra); Jovens Ambientais (curso) e Conhecendo o Manguezal (trilha). Todos eles estão direcionados à sociedade, principalmente àqueles que estão mais diretamente ligados ao rio e que precisam dele para sua sobrevivência.

A ocupação indevida de áreas às margens do rio Jaguaribe, até em suas ilhotas, tem favorecido para a sua poluição?
Ocivan- A ocupação das áreas, que consideramos como de preservação constante, preocupa-nos muito devido aos diversos tipos de poluição oriundos da permanência do homem nesses ecossistemas. O homem tem que ter seu próprio espaço, principalmente quando não há conhecimento sobre a fragilidade dos ecossistemas, e deve ser respeitado assim como todo ser vivo que tem sua moradia nesses ambientes.

Seria possível mensurar re
sultados, neste curto prazo de tempo em que a instituição vem desenvolvendo suas ações?

Ocivan- Nenhuma atitude é em vão. Acreditamos que todo esse tempo muitos resultados foram alcançados principalmente com os jovens que tiveram contato com os nossos projetos através das ações em educação ambiental. Hoje percebemos em nosso público alvo um novo conceito de homem e natureza. Podemos acrescentar que o rio Jaguaribe (Aracati) está mais limpo e por isso mesmo há maior quantidade de seres vivos.

Como a sociedade aracatiense pode colaborar com o projeto?
Ocivan- Primeiramente mudando de atitude. Precisamos muito do apoio, de todos, seja ele financeiro, logístico ou através do voluntariado. Há muito que ser feito para a preservação da vida no nosso planeta.
Para conhecer mais o trabalho da ONG Filhos do Mangue de Aracati acesse o blog www.filhosdomanguedearacati.blogspot.com

1 comentários:

MARCELA disse...

Parabéns ao Grupo,é muito importante o trabalho nas escolas por que sera muito útil o trabalho com alunos e os grandes defensores do meio ambiente