sexta-feira, 13 de abril de 2012

Mangue

O Brasil tem uma das maiores extensões de manguezais do mundo. A costa brasileira apresenta desde o Cabo Orange, no Amapá, até o município de Laguna, em Santa Catarina, uma estreita faixa desse tipo de floresta, chamada mangue. Trata-se de um ecossistema formado por uma vegetação arbórea em uma área de transição entre os ecossistemas dos rios e dos mares. Por isso, o mangue apresenta uma água salobra (meio salgada e com gosto desagradável, por causa de algumas substâncias nela dissolvidas), com áreas para a entrada da água do mar e ao mesmo tempo protegida da ação das ondas. É um ambiente rico em nutrientes, com solo lamacento, com muita matéria orgânica e pouco oxigênio.

Por ser atravessado por canais que ligam os rios aos mares, o mangue é usado pela fauna como caminho entre esses ecossistemas. Apesar de ter um pequeno número de espécies de árvores, o mangue abriga um grande número de espécies animais de várias formas e tamanhos, desde microorganismos até animais de grande porte.
microrganismos A grande parte da fauna do mangue é de ambiente aquático como peixes, crustáceos (caranguejos, siris, aratus, guaiamuns e camarões) e moluscos. Animais terrestres como a lontra e o jacaré-de-papo-amarelo também frequentam esse ecossistema.

0 comentários: